A dieta de 5 fatores

Dieta de 5 fatores

A promessa

Você não vai passar fome com a dieta de 5 fatores. O criador e instrutor de fitness de celebridades Harley Pasternak diz que é um plano de estilo de vida, não uma dieta.

Cada parte do plano gira em torno do número cinco. Você prepara e come cinco refeições com 5 ingredientes por dia (cada uma leva 5 minutos para se preparar) e faz exercícios de 25 minutos (que consistem em segmentos de cinco e 5 minutos) cinco vezes por semana.

Pasternak promete que comer uma refeição equilibrada cinco vezes ao dia manterá o açúcar no sangue baixo e estável. Isso ajuda o seu humor e fornece energia o dia todo.

O que você pode comer e o que não pode

Cada refeição com cinco ingredientes e cinco fatores deve incluir todos os cinco grupos alimentares obrigatórios:

Proteínas (claras de ovos, peixe, carnes magras / aves, laticínios sem gordura)
Carboidratos complexos (vegetais, batata doce, arroz selvagem, feijão, lentilhas, aveia, quinoa)
Fibra (cereais integrais, feijão, arroz selvagem, pão de trigo sem farinha, frutas e legumes com casca e sementes)
Gordura saudável (de peixes como salmão, atum, cavala, sardinha, truta arco-íris ou óleo de amendoim, azeite, óleo de canola, óleo de girassol e linhaça)
Bebidas sem açúcar (água, refrigerante sem açúcar, café, chá ou bebida energética sem açúcar)

A dieta de 5 fatores não menciona especificamente o álcool, mas no “dia da trapaça” da dieta, você pode comer ou beber o que quiser.

Nível de esforço: Médio

Limitações: Você pode comer o que quiser no seu “dia da trapaça” semanal. Caso contrário, todas as suas refeições devem se limitar a pratos feitos com alimentos dos cinco grupos obrigatórios mencionados acima.

Cozinhar e fazer compras: você gastará tempo e esforço mínimos em cozinhar se abastecer sua geladeira e despensa com as principais opções de Pasternak para alimentos com 5 fatores.

Alimentos ou refeições embalados: Não.

Reuniões presenciais: Não.

Exercício: obrigatório. O plano depende tanto do exercício quanto da dieta. Você deve fazer o treino de 5 fatores de 25 minutos cinco dias por semana.

Permite restrições ou preferências alimentares?

Vegetarianos e veganos: você pode modificar facilmente a Dieta dos 5 Fatores para dietas vegetarianas e veganas, embora as fontes de proteína dos veganos sejam um pouco limitadas.

Sem glúten: Os pães que Pasternak permite são sem farinha. Você pode substituir alternativas sem glúten, desde que tenham baixo teor de açúcar.

Baixo teor de sal e baixo teor de gordura: o plano já está voltado para alimentos com baixo teor de gordura e baixo teor de sal e pode ser ajustado ainda mais, se necessário.

 

O que mais você deve saber

Custo: apenas suas compras. Você gastará aproximadamente a mesma quantia em compras, se você mantiver a maior parte de suas compras de proteínas em ovos, carnes magras e aves e laticínios sem gordura, em vez de frutos do mar.

Suporte: Você faz essa dieta por conta própria.

A Dieta de 5 Fatores Funciona?

Embora não existam pesquisas científicas sobre a Dieta dos 5 Fatores, o plano utiliza bons princípios nutricionais de alimentação saudável e perda de peso.

Carboidratos com valores mais baixos de índice glicêmico (IG) aumentam os níveis de açúcar no sangue menos do que alimentos com IG mais alto, mas seu uso na perda de peso ainda não foi tão estudado.

Ainda assim, há pesquisas que sugerem que uma dieta com alimentos com baixo IG é mais provável de causar perda de peso, pelo menos a curto prazo. A pesquisa é mista quanto à vantagem da perda de peso de comer refeições menores com mais frequência, mas isso pode ter outros benefícios à saúde.

Apenas eliminando junk food, carboidratos simples e bebidas calóricas, como na Dieta dos 5 Fatores, a maioria das pessoas provavelmente verá um mergulho na balança. A quantidade de peso que você pode perder, no entanto, depende de muitas coisas, incluindo tamanho, sexo e nível de atividade.

O plano não trata das diferenças nas necessidades calóricas de cada indivíduo. A contagem de calorias não é uma característica deste plano de dieta.

Embora o exercício seja uma parte importante da dieta de 5 fatores, a quantidade recomendada fica um pouco aquém dos 150 minutos por semana de atividade aeróbica, juntamente com o treinamento de força recomendado pela maioria dos especialistas.

É bom para certas condições?

A perda de peso e o aumento da atividade que a dieta de 5 fatores promete são essenciais para a prevenção e tratamento de muitas condições, incluindo doenças cardíacas, pressão alta e diabetes. Mas o plano precisaria ser modificado para torná-lo apropriado se você tiver essas ou outras condições.

Sabe-se que dois componentes do plano, alimentos com baixo IG e refeições menores e mais frequentes, mantêm o açúcar no sangue em um nível mais baixo, mas a quantidade de carboidratos precisaria ser adaptada ao seu próprio plano de tratamento para diabetes.

Para aqueles que estão assistindo seu colesterol, alguns estudos mostram que dietas com baixo IG são úteis para diminuir os níveis de colesterol. Mas você terá que ter cuidado com a quantidade de gordura e sal que está ingerindo também, se lhe for pedido que os limite em sua dieta.

Se você tem doença renal, pode haver muita proteína nesta dieta para você. Verifique com seu médico ou nutricionista primeiro.

 

A palavra final

A dieta de 5 fatores é uma dieta combinada e um plano de exercícios que podem ajudar você a perder peso e se tornar mais ativo. Não existem alimentos ou suplementos pré-fabricados para comprar. E fornece receitas simples que prometem não mais que 5 ingredientes e 5 minutos de tempo de preparação. Ele ainda informa quais grampos devem ser mantidos à mão, para que você sempre possa fazer uma refeição rápida juntos.

As escolhas alimentares são variadas o suficiente para que você possa ter uma dieta equilibrada e não se cansar dos alimentos. Ser capaz de ter um dia em que você possa desfrutar de qualquer comida que desejar também é uma grande vantagem. Mas você terá que ser muito organizado e motivado para permanecer no caminho certo.

Pode não ser uma boa opção para quem precisa viajar muito para o trabalho, ter um horário inflexível ou preferir comer fora, já que a preparação e o horário dos alimentos podem ser um problema.

Converse com seu médico sobre suas metas de condicionamento físico antes de iniciar este programa.

 

Conheça também a Dieta Sirtfood.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *