A Dieta Anti-inflamatória de Andrew Weil – Review
A promessa
E se você pudesse conter a inflamação em seu corpo e perder peso como um bônus? Essa é a idéia por trás da dieta anti-inflamatória de Andrew Weil, MD.
A dieta anti-inflamatória enfatiza a escolha e a preparação de alimentos que ajudam a mantê-lo saudável. Não é um plano de perda de peso, embora algumas pessoas percam peso nele. Com esta dieta, diz Weil, você obterá energia constante e atenderá às suas necessidades nutricionais de uma maneira que possa viver nos próximos anos.
Quanto a mantê-lo saudável, o que você come definitivamente importa. Mas o mesmo acontece com outras coisas, incluindo seus genes, ser ativo e não fumar.
O que você pode comer e o que não pode na Dieta anti-inflamatória
Os carboidratos representam de 40% a 50% de suas calorias diárias nesse plano. Devem vir de grãos integrais (como arroz integral, aveia e pão integral), feijão e vegetais (como abóbora e batata doce).
As gorduras boas para você consomem outros 30% de suas calorias diárias. Armazene sua geladeira e despensa com alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como abacates; nozes e manteigas de nozes; ovos fortificados; sementes de linhaça; sementes de cânhamo; e peixes como salmão, sardinha, bacalhau preto e arenque. Óleos feitos de cártamo, girassol, milho, algodão e vegetais misturados estão proibidos. O azeite extra-virgem é o óleo preferido.
A proteína é responsável por 20% a 30% de suas calorias diárias. A proteína animal é limitada, exceto peixes, queijos e iogurte. Carregue vegetais ricos em proteínas, como feijão, soja e produtos de soja.
Alimentos processados como batatas fritas e biscoitos, produtos feitos com xarope de milho com alto teor de frutose e qualquer alimento feito com óleo parcialmente hidrogenado estão fora da lista.
O chá é preferível ao café. Os amantes de vinho, não temam: uma ou duas taças por dia de vinho tinto é bom. Você também pode tomar chocolate preto comum com moderação, desde que o conteúdo de cacau seja de pelo menos 70% (deve ser indicado no rótulo).
Nível de Esforço: Fácil a Médio
Desde que você não seja um grande fã de carne vermelha, esse plano de alimentação oferece uma boa quantidade de flexibilidade e variedade.
Limitações: A dieta anti-inflamatória restringe a proteína animal. A carne magra, incluindo frango sem pele e laticínios, é limitada a duas vezes por semana. Mas você pode comer peixe e frutos do mar quase todos os dias.
Cozinhar e fazer compras: pode ser necessário fazer mais viagens ao supermercado para comprar produtos frescos e frutos do mar. Limpar e preparar produtos frescos pode levar tempo. O mesmo acontece com o planejamento e a preparação das refeições, até você se acostumar a cozinhar dessa maneira.
Alimentos ou refeições embalados: Nenhum. Weil recomenda tomar suplementos diários, incluindo:
- Vitaminas C e E
- Selênio
- Carotenóides mistos
- Um multivitamínico contendo vitamina D e ácido fólico
- Cálcio (apenas para mulheres)
- Óleo de peixe (somente se você não comer peixe oleoso duas vezes por semana)
- Coenzima Q10
- Suplemento de gengibre
- Suplemento de açafrão
Reuniões presenciais: nenhuma.
Exercício: Weil não recomenda um treino específico, mas encoraja a atividade.
A dieta anti-inflamtória permite restrições ou preferências alimentares?
Vegetarianos e veganos: Esta dieta funciona absolutamente para você. Já está quase sem carne e você pode eliminar completamente os produtos de origem animal.
Sem glúten: a dieta recomenda reduzir os produtos de trigo, mas não proíbe o glúten. Ainda assim, você pode incluir facilmente produtos sem glúten nesse plano alimentar.
O que mais você deve saber sobre a dieta anti-inflamatoria
Custos: Nenhum, exceto suas compras e quaisquer suplementos que você comprar.
Suporte: você pode obter um plano de saúde personalizado gratuito por 8 semanas após fazer uma avaliação on-line. O site de Weil inclui vídeos, receitas e uma seção onde você pode fazer uma pergunta a Weil.
Funciona?
A dieta anti-inflamatória de Weil não é uma dieta para perda de peso, mas você provavelmente perderá mais peso se seguir este plano de alimentação saudável.
Quanto à diminuição da inflamação, algumas pesquisas mostraram que pessoas que seguem uma dieta semelhante à de Weil foram capazes de reduzir a inflamação, aumentar sua energia e melhorar seu funcionamento físico.
Os ácidos graxos ômega-3, como os encontrados no peixe e no óleo de peixe, demonstraram reduzir a dor e a sensibilidade em condições inflamatórias, como a artrite reumatóide. Muitos especialistas também suspeitam que a inflamação esteja no centro das doenças cardíacas, da doença de Alzheimer e do câncer. Mas como os fatores da dieta em sua prevenção e tratamento ainda são desconhecidos.
O excesso de peso também está ligado à inflamação, por isso faz sentido que a perda de excesso de peso ajude a diminuir a inflamação no corpo – embora sejam necessários mais estudos para confirmar esse vínculo.
A dieta anti-inflamatória também recomenda certas vitaminas e suplementos, mas não há muita ciência por trás disso.
É bom para certas condições?
Para conhecer outras dietas clique aqui.